O aplicativo do Whatsapp Business foi lançado no Brasil em janeiro de 2018, a princípio, apenas para Android. A versão para iOS chegou em abril de 2019. Em setembro de 2018 o Whatsapp ultrapassou o Facebook como o aplicativo mais usado no mundo em celulares Android e iOS.
O Whatsapp Business é um segundo aplicativo da marca, gratuito que, de acordo com os próprios criadores, foi “desenvolvido especialmente para os proprietários de pequenas empresas”.
Os principais usos da plataforma são: atendimento ao cliente, vendas e marketing. Hoje, o aplicativo é uma das principais formas de vender pela internet.
Neste conteúdo você vai encontrar um passo a passo completo sobre: como começar a usar o Whatsapp Business, como usar os recursos e como finalizar vendas pelo app.
Tutorial: como usar o Whatsapp Business
O Whatsapp e o Whatsapp Business são aplicativos diferentes. Se você já usa o Whatsapp no seu celular, vai precisar baixar o outro app e providenciar um novo número de celular para sua conta comercial.
Se preferir, você pode transferir seu número atual para uma conta comercial. Mas saiba que não é possível ter o mesmo número nos dois aplicativos. Então, se você prefere ter sua conta pessoal separada da comercial, vai precisar de dois números diferentes, seja em um mesmo celular com dois chips, ou em aparelhos diferentes.
Mas, se você já usa seu Whatsapp para conversar com clientes e negociar suas vendas, basta “trocar” de aplicativo.
Obs: caso você queira manter as conversas do aplicativo pessoal e acessá-las no Whatsapp Business, faça o backup em Configurações > Conversas > Backup de conversas.
Baixe o aplicativo e defina seu contato comercial
Primeiro, baixe o app do Whatsapp Business na loja de aplicativos do seu celular. Leia com atenção os termos e condições e clique em “Concordar e continuar”. Em seguida, digite o número que você vai usar para fins comerciais.
Se você for permanecer com mesmo número que usava no aplicativo pessoal, uma mensagem de confirmação vai aparecer na tela informando que esse número está cadastrado no Whatsapp e será transferido para o Whatsapp Business. Basta confirmar e continuar configurando.
Você receberá um código de verificação por SMS (mensagem de texto), que deve ser copiado no campo indicado pelo aplicativo. O objetivo é confirmar se você digitou o número certo!
Depois disso, o Whatsapp Business vai solicitar acesso aos seus arquivos e contatos. Para continuar configurando, clique em “Continuar” e depois, “Permitir”.
Caso você esteja transferindo sua conta pessoal do Whatsapp para uma conta comercial, é hora de recuperar as mensagens com seus clientes e fornecedores. Lembra que você fez o backup de conversas? Agora, o app vai perguntar se você quer restaurar esse histórico. Clique em “Restaurar” e aguarde. Pode levar um tempo.
Crie seu perfil comercial
Chegou a hora de criar o perfil da sua empresa! Todas as informações de perfil podem ser editadas clicando no menu – representado por três pontinhos na vertical, localizado no canto superior direito, em seguida em “Configurações”, “Configurações da empresa” e “Perfil”.
Coloque o nome da sua loja e uma foto. Saiba que você não poderá mudar o nome do perfil, afinal de contas, empresas não mudam de nome da noite para o dia. Então, certifique-se de que escreveu corretamente! E lembre-se que é um perfil comercial, se possível use a imagem do logo da sua loja ou uma foto que represente bem o seu negócio. Evite selfies e fotos pessoais. Mas, ao contrário do nome, a foto pode ser alterada quando você quiser.
Além de foto e nome da empresa, você pode (e deve) acrescentar a localização do seu negócio. Se você não estiver na sua loja quando fizer isso, escolha a opção “Editar endereço”.
O Whatsapp Business oferece ainda um espaço para a descrição do seu negócio. Logo depois de informar o endereço, você pode escolher uma das opções de categoria para informar a qual setor a sua empresa pertence, inclusive “outros” caso nenhuma das opções disponíveis abranja seu serviço.
Em seguida, você pode escrever um texto de apresentação da sua empresa. Essa etapa é muito importante: a descrição é um dos primeiros pontos de contato com possíveis clientes.
Depois de escrever uma boa apresentação, acrescente o horário de funcionamento da sua empresa. Essa informação é relevante mesmo que você não esteja atendendo em algum estabelecimento físico e só pela internet.
Ainda nessa parte de perfil, você pode acrescentar o endereço eletrônico do seu negócio! Se você não tem um site, um e-commerce ou uma página em um marketplace, não se preocupe. Coloque o link da sua página do Facebook ou Instagram! Se você acabou de começar o processo de digitalização da sua loja e o Whatsapp Business é seu primeiro canal de comunicação online, deixe esse espaço em branco por enquanto e continue digitalizando!
Principais recursos do Whatsapp Business
Agora que você já tem um perfil comercial completo no Whatsapp Business, é hora de conhecer e usar os recursos que esse aplicativo oferece.
1. Catálogo de produtos
Invista seu tempo montando um catálogo de produtos no Whatsapp Business, pode demorar um pouco, mas isso vai facilitar, profissionalizar e otimizar seu contato com clientes e suas vendas. Veja como criar.
Antes de começar é muito importante que você tenha boas fotos dos seus produtos. Se ainda não tem, essa é uma boa hora! Você mesmo pode fazer essas fotos usando seu celular. Escolha um ambiente bem iluminado onde você possa colocar o produto em destaque e tente tirar fotos padronizadas.
Com as fotos salvas no celular, vá em “Configurações” naquele menu representado pelos três pontinhos. Clique em “Configurações da empresa” e depois em “Catálogo”. Agora é só clicar no botão verde “Adicionar produto ou serviço”.
A foto, o título, o valor, a descrição e o link de pagamento do produto são essenciais! Informe esses dados com precisão sobre todos os produtos que você vende. Se você tem uma organização interna de codificação de itens, coloque o código do produto. Isso pode não ser relevante para o cliente, mas vai facilitar a sua vida. Depois de salvar é só clicar em “+” para acrescentar outros produtos ao catálogo.
Mas por que ter seus produtos catalogados no Whatsapp é tão útil? Sempre que um cliente pedir informações sobre algum produto, ou se você quiser enviar mensagens promocionais sobre algum item, você rapidamente pode enviar uma mensagem completa e profissional sobre aquele produto. Sem precisar encontrar uma foto na biblioteca do celular, sem correr o risco de informar o preço errado ou a descrição de outro produto.
Para enviar um produto por mensagem, basta entrar na conversa desejada, clicar no ícone de clipe que fica no espaço onde você digita e selecionar “Catálogo”. Então, você escolhe os produtos que quer enviar e pronto!
2. Mensagens automáticas
Para evitar que seu cliente fique esperando por uma resposta, você pode criar mensagens automáticas de saudação, ausência e respostas rápidas. Como funciona? Se um novo contato envia uma mensagem pra você, ele automaticamente recebe uma saudação da sua empresa. Você mesmo pode definir como será essa mensagem. Ela pode conter uma breve apresentação do seu negócio e informar que você retornará o contato o mais breve possível.
A mensagem de ausência é disparada quando um contato envia uma mensagem fora do horário de funcionamento (que você já configurou!). Você mesmo redige o texto explicando que não está disponível no momento, mas que logo logo vai retornar o contato.
Já as respostas automáticas funcionam como atalhos. Vamos usar um exemplo para facilitar. Eu vendo bolos de aniversário e quero fazer uma resposta rápida para agradecer quando finalizo uma venda. A mensagem completa será: “Obrigado por comprar com a gente! Espero que você goste do bolo!” e o atalho será “/obrigado”, ou seja, sempre que eu digitar “/obrigado” em uma conversa, o Whatsapp vai me dar a opção de enviar a mensagem completa.
Todos os atalhos funcionam nesse formato (/palavra). Vamos ver outro exemplo de resposta rápida. Atalho: “/online”. Mensagem: “Nossa produção não parou! Mas agora estamos vendendo online. Nossa loja física está temporariamente fechada, porque estamos seguindo as recomendações da OMS. Nossos bolos estão sendo preparados com muito cuidado e são entregues na porta da sua casa! É só encomendar por aqui.”. Viu como a resposta rápida pode facilitar seu atendimento?
Para configurar qualquer um desses recursos de mensagens automáticas, é só ir ao menu > Configurações da empresa > Ferramentas de mensagem.
3. Etiquetas para organizar conversas
Esse recurso facilita a gestão de conversas no seu Whatsapp comercial. Você mesmo cria etiquetas pode associá-las a mais de uma conversa. Assim, você pode separar seus clientes por categorias, por exemplo: “Efetuou uma compra”, “Novo contato”, “Cliente fiel”. Assim, você será mais assertivo na forma de conversar com cada um e ainda pode fazer ofertas personalizadas para cada grupo.
Você também pode criar uma etiqueta para identificar clientes que tiveram algum problema na compra. Assim você consegue priorizar o atendimento dessas pessoas e resolver o problema com mais eficiência!
Como finalizar vendas pelo Whatsapp Business
Com sua nova ferramenta de atendimento ao cliente totalmente configurada, chegou a hora de vender online!
Por: Pagar.me
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