O YouTube anunciou nesta segunda-feira (7) o lançamento da opção Shorts, com proposta parecida com a do TikTok e do Reels, do Instagram, no Brasil.
A plataforma permite vídeos na vertical de até 60 segundos, e eles podem ser gravados e editados direto do aplicativo para celular.
Os conteúdos também podem usar trechos de música, em um formato mais curto, de até 15 segundos.
O recurso estará disponível para cerca de 25% dos usuários nos primeiros dias. Nas próximas semanas, ele deverá ser liberado para todos.
Todd Sherman, gerente de produto do Shorts, disse que a intenção da companhia com a novidade é “preencher pequenos momentos da vida” com os vídeos curtos.
O YouTube vinha testando o Shorts desde setembro passado, quando liberou o recurso na Índia. Alguns criadores ganharam acesso antecipado à ferramenta e muitos usuários já podiam navegar por esses conteúdos.
Com o lançamento no Brasil, o Shorts ganhará mais espaço no aplicativo do YouTube. Na página inicial, haverá uma “prateleira” que irá destacar alguns dos vídeos curtos.
Eles também vão aparecer entre os vídeos relacionados e terão uma aba dedicada, que possui uma experiência de navegação muito similar ao TikTok com uma rolagem infinita.
O YouTube vai permitir que as pessoas façam remixes e colagens com áudios de vídeos tradicionais, que já estão na plataforma e possuem mais de 60 segundos. A companhia aposta que esse será um de seus diferenciais para a concorrência.
A intenção é que, futuramente, os usuários possam fazer colagens com as imagens dos vídeos e não somente com o áudio. Os criadores dos conteúdos originais poderão decidir se permitem essas montagens ou não.
A novidade não contará com anúncios publicitários no início, mas a plataforma planeja estudar formatos de anúncios e maneiras de remunerar os parceiros.
Por: G1 Notícias
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