O inbound marketing é uma metodologia de negócios que atrai clientes criando conteúdo valioso e experiências personalizadas para eles. Enquanto o outbound marketing interrompe o seu público com conteúdo que ele nem sempre quer ver, o inbound cria conexões e resolve problemas que as pessoas já têm.
O que é a metodologia inbound?
A metodologia inbound é a forma de fazer sua empresa crescer através de relações significativas e duradouras com consumidores, prospects e clientes. Trata-se de fazer as pessoas se sentirem valorizadas e capacitadas para atingir seus objetivos em todas as etapas de sua jornada com você.
Por quê? Quando seus clientes têm sucesso, você também tem.
A metodologia inbound pode ser aplicada em 3 fases:
- Atração: atrair as pessoas certas com o conteúdo e as conversas certas, tornando você um consultor de confiança com quem elas desejam se engajar.
- Engajar: fornecer às pessoas informações e soluções alinhadas com seus problemas e suas metas, para que elas tenham mais chances de comprar de você.
- Encantar: fornecer ajuda e suporte para ajudar os clientes a obter sucesso com o seu produto.
Quando os clientes sentem que foram bem-sucedidos e compartilham isso com outras pessoas, isso atrai novos clientes em potencial para sua organização, o que cria um ciclo autossustentável. É assim que sua organização cria impulso e é por isso que a metodologia inbound serve como base para o seu flywheel.
O que é o flywheel?
O flywheel é um modelo de negócios adotado pela HubSpot que ilustra o impulso que sua organização ganha ao priorizar e entregar uma experiência excepcional para o cliente.
Para girar o flywheel e ganhar impulso, você deverá investir em estratégias de aquisição e retenção de clientes (forças).
Na direção oposta, qualquer coisa que reduza a velocidade do seu flywheel é considerada atrito. Muitas vezes, as maiores fontes de atrito para seus clientes ocorrem nas transferências entre equipes; portanto, o alinhamento e a comunicação entre as equipes são essenciais para manter o flywheel girando.
Quando o flywheel se baseia na metodologia inbound, marketing, vendas e atendimento ao cliente conseguem adicionar força nas fases de atração, engajamento e encantamento. Todas as funções organizacionais também são responsáveis por remover o atrito do flywheel.
Por exemplo, na fase de atração, o marketing provavelmente desempenhará o papel mais importante ao fazer coisas como blogs, marketing de eventos e exibição de anúncios pagos, mas sua equipe de vendas também pode adicionar força ao participar de vendas sociais e sua equipe de atendimento ao cliente pode adicionar força ao tornar mais fácil para os clientes atuais fazer indicações.
Depois de reter clientes suficientes para engajar e encantar, eles manterão seu flywheel girando ao promover sua empresa e trazer novos clientes através de recomendações. Com o tempo, o flywheel permitirá que você cresça sem precisar investir de forma contínua na aquisição de clientes.
Vamos entender melhor algumas estratégias de marketing inbound.
Estratégia de inbound marketing
Essas estratégias ajudarão você a vender de forma eficaz para o seu público-alvo do jeito inbound. Veja abaixo as estratégias específicas para cada fase do inbound (atração, engajamento e encantamento) para manter seu flywheel girando e ajudar sua empresa a crescer melhor.
Estratégias de atração
As estratégias de inbound marketing para atrair seu público-alvo e suas buyer personas estão ligadas à criação e ao desenvolvimento de conteúdo.
Para alcançar seu público, comece criando e publicando conteúdo que gere valor, como artigos de blog, ofertas de conteúdo e mídias sociais. Exemplos interessantes são guias sobre como usar seus produtos, informações sobre como a sua solução pode resolver os desafios encontrados pelo cliente, depoimentos de clientes e detalhes sobre as promoções ou descontos.
Para atrair seu público em um nível mais profundo através do inbound marketing, otimize todo o conteúdo com uma estratégia de SEO. Uma estratégia de SEO exige que você tenha palavras-chaves e frases específicas relacionadas aos seus produtos e serviços, os desafios que você consegue resolver para o cliente e as formas como você pode ajudar os membros do público-alvo.
Isso vai permitir que os conteúdos e as informações da sua empresa apareçam de forma orgânica na página de resultados do mecanismo de pesquisa (SERP) para as pessoas que estão buscando essas informações, também chamadas de público-alvo ou os clientes certos para a sua empresa.
Estratégias de engajamento
Ao utilizar estratégias de inbound para engajar seu público, é importante comunicar e tratar os leads e clientes de uma forma que incentive-os a querer uma relação de longo prazo com você. Ao utilizar essas estratégias de engajamento, incorpore informações sobre o valor que sua empresa pode oferecer a eles.
Uma estratégia de engajamento específica pode ser a forma como você lida e gerencia as chamadas de vendas inbound. Concentre-se em como os representantes do atendimento ao cliente lidam com as chamadas de pessoas interessadas e prospects. Além disso, sempre venda soluções em vez de vender produtos. Com isso, seus negócios serão benéficos para ambas as partes, ou seja, você vai gerar valor para os clientes certos.
Estratégias de encantamento
Com as estratégias de inbound de encantamento, seus clientes ficam felizes e sentem-se apoiados mesmo depois de terem feito uma compra. Essas estratégias envolvem transformar sua equipe em consultores e especialistas que possam ajudar os clientes sempre que precisarem.
Incorporar chatbots bem pensados e oportunos e pesquisas para auxiliar e solicitar feedback dos clientes é uma ótima forma de encantar essas pessoas. Bots e pesquisas precisam ser compartilhados em momentos específicos ao longo da jornada do cliente para garantir que façam sentido e tenham valor.
Por exemplo, chatbots podem ajudar clientes atuais a configurar uma nova técnica ou tática que você tenha começado a oferecer e que possa ser benéfica para o cliente. Além disso, uma pesquisa de satisfação poderá ser enviada 6 meses depois da compra para obter feedback e buscar oportunidades de melhoria.
A escuta de mídias sociais é outra estratégia importante na hora de encantar os clientes. Os seguidores das redes sociais podem usar um perfil da sua empresa para oferecer feedback, fazer perguntas ou compartilhar experiências com seus produtos e serviços. Responda essas interações com informações úteis, auxilie e incentive os seguidores. Isso mostra que você está ouvindo e se importa com eles.
E, por fim, uma estratégia de inbound de encantamento é aquela que auxilia os clientes em qualquer situação, mesmo que sua empresa não obtenha nenhum ganho direto com ela. Lembre-se: um cliente encantado vira defensor e promotor da marca, por isso sempre interaja com atenção, em todos os casos.
Como usar a metodologia inbound no marketing
Como profissional de marketing inbound, seu objetivo é atrair novos prospects para a sua empresa, envolvê-los em larga escala e encantá-los individualmente.
Você também colabora com as equipes de vendas e de atendimento para manter a roda girando bem e ajuda na expansão dos negócios. Dá trabalho, mas a metodologia inbound e o Marketing Hub facilitam a sua vida.
Atrair
Você não quer que qualquer pessoa acesse o seu site. Você quer pessoas que tenham mais probabilidade de se tornarem leads e, o mais importante, clientes satisfeitos. Como fazer isso acontecer? É preciso atrair mais clientes certos, com conteúdo relevante no momento oportuno.
Use a ferramenta de estratégia de conteúdo para construir seu nome como autoridade nos mecanismos de busca e no posicionamento de resultados dos assuntos que mais interessam aos seus prospects. Publique o post do seu blog ou conteúdo em vídeo nas redes sociais usando as ferramentas de mídias sociais. Crie anúncios para aumentar o reconhecimento da sua marca no público-alvo. Ao longo de cada estágio, você terá relatórios para analisar todas as ações para saber o que está funcionando e onde é preciso melhorar.
Engajar
Use o HubSpot Conversas para criar relacionamentos duradouros com prospects nos canais que eles quiserem: e-mail, bots, bate-papo ao vivo ou aplicativos de mensagem. Use as ferramentas de conversão, como CTAs, formulários e fluxos de leads, para coletar informações dos prospects que visitam o seu site.
Use todas as informações de prospects e de clientes no CRM para personalizar a experiência do site a partir de conteúdos inteligentes. Personalize também toda a jornada de compra a partir de e-mails e fluxos de trabalho. Fidelize clientes com uma segmentação precisa dos seus anúncios e conteúdos publicados em redes sociais. Escolha entre centenas de integrações de conexão para adicionar mais ferramentas e recursos que atendam às necessidades exclusivas da sua empresa.
Encantar
Use o e-mail e a automação de marketing junto com o HubSpot Conversas para apresentar sempre as informações certas à pessoa certa e no momento oportuno. Aproveite a caixa de entrada de conversas para deixar suas equipes de vendas e de atendimento em sintonia, a fim de criar conversas contextualizadas com quem você atende. Crie conteúdos marcantes que os seus prospects possam compartilhar com amigos e familiares nos formatos mais adequados para eles, como o conteúdo em vídeo.
Use o inbound marketing para crescer melhor
O que sustenta essa metodologia é uma plataforma completa de software para ações de marketing, vendas, atendimento e CRM. Essas ferramentas são poderosas mesmo sozinhas, mas ficam ainda melhores quando utilizadas em conjunto, ajudando na expansão da sua empresa com a metodologia inbound.
Por: HubSpot
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