Sabe o funil de vendas? Os dias dele estão contados. Aquela jornada de compras com começo, meio e fim está dando lugar a um loop infinito, em que etapas podem ser puladas e alternadas e são sempre movidas por conteúdo produzido por criadores e marcas.
É uma transformação que emergiu junto com o TikTok e que tem tudo a ver com nosso app. Afinal, aqui é onde mais tem conteúdo autêntico e inclusivo, que entretém, conecta, engaja e fala a mesma língua da comunidade. É onde a comunidade se sente mais à vontade pra participar, criando e falando inclusive sobre o que acabou de comprar.
Assim, quando um produto cai nas graças da comunidade, acaba viralizando, e mais conteúdo – inclusive reviews – é publicado. Dessa forma, mais gente que pode se interessar por ele o descobre e é influenciada também a ir atrás pra saber mais.
90% dos compradores influenciados pelo TikTok concordam que a plataforma “indica marcas, produtos e/ou serviços que têm a ver comigo”1
84% dos compradores influenciados pelo TikTok interagem na plataforma em busca de informações sobre produtos, serviços e marcas1
“Sabe aquele perfume do TikTok?”
O conteúdo relevante é o que faz, hoje, muita gente ir às compras atrás de “produtos do TikTok”. Ou seja, produtos que conheceram pelo TikTok e que se tornaram objetos de desejo. A Granado sabe bem como é: a marca viu as buscas por seu perfume Époque Tropical saltarem 186% no Tiktok e o produto sumir das prateleiras. O que fez isso acontecer? Reviews sobre ele publicados no app, que viralizaram. Nos últimos quatro meses, foram 7 milhões de visualizações em vídeos sobre o produto.2
O restaurante de brunch Botanikafé também virou hit na cidade de São Paulo por causa dos reviews publicados na nossa plataforma. Pra você ter uma ideia do sucesso, se cada visualização no TikTok fosse uma visita ao local, o proprietário poderia contar com a casa lotada por 49 anos!2
E tem mais casos assim acontecendo sempre no TikTok. Embelleze e Sephora são outros dois exemplos de marcas cujos produtos bombaram graças aos vídeos virais feitos por criadores de conteúdo no app, a ponto de ambas mudarem as estratégias por aqui.
“Não é mais sobre escolher entre vender ou entreter. É sobre vender por meio do entretenimento. Esse é o poder de comunicação e influência da plataforma, antes ou depois do último clique. Porque a venda pode acontecer tanto dentro do TikTok, como fora, influenciada pela plataforma.”
— Gabriela Comazzetto, Head de Soluções Globais para Negócios LATAM, TikTok
É busca? Faz no TikTok
Essa descoberta também tem muito a ver com a nossa ferramenta de buscas, que ajuda a tornar o TikTok um dos lugares preferidos pra descobrir novidades. Na pesquisa do app, o usuário não tem só um campo pra preencher. Assim como na página “Para você”, ele encontra buscas sugeridas a partir de seus interesses e das tendências da semana.
Ou seja, o sistema mostra o que a comunidade quer e também antecipa seus desejos – tudo sem interromper a experiência de diversão. Não à toa, o TikTok tem ganhado a preferência de usuários pra pesquisar por novos produtos e serviços.
_78%_dos usuários do TikTok concordam que o app é uma ferramenta de busca para encontrar novas opções de lazer, produtos e/ou serviços1
Viu quantas oportunidades? Pras marcas, essa combinação de buscas e reviews pode se converter em descoberta e vendas de produtos – algo especialmente importante nessa temporada de compras de fim de ano. Cada interação em um conteúdo traz a possibilidade de conversão. Então, tá esperando o quê pra começar a criar?
Este conteúdo foi publicado originalmente no TikTok.
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