O TikTok é uma plataforma de entretenimento onde marcas podem criar conexões significativas com as pessoas. São conexões que geram um impacto comercial mensurável por toda a jornada de compras dos clientes. Sim, o TikTok funciona.
É isso que a Adjust, uma de nossas parceiras globais, nos ajudou a provar em um novo estudo. Segundo a meta-análise conduzida pelo TikTok com dados da plataforma de marketing mobile, nosso app tende a ser mais eficiente em gerar valor pra cada real gasto em mídia por anunciantes no Brasil e por toda a América Latina.
Vem ver os achados dessa análise e descobrir a resposta pra uma pergunta de ouro:
Como envolver um público distraído?
A América Latina tem mais de 500 milhões de smartphones ativos hoje. A previsão é que, até 2025, 81% da população daqui tenha um desses no bolso.(1) Além disso, dados de uma análise da consultoria GWI mostram que, no Brasil, na Colômbia e na Argentina, os três países mais populosos da América do Sul, quem tem um smartphone passa mais de 5 horas por dia usando a internet. No México, segunda maior potência latina, a média é um pouco mais baixa, mas ainda ultrapassa as 4h30.(2)
É um público já muito engajado no online, que se distrai passando muito tempo conectado, consumindo conteúdo. E isso vira uma oportunidade pra marcas que topam experimentar e testar novas formas de anunciar pra se destacar nesse meio. Nesse ponto, o TikTok pode ajudar muito com uma abordagem que coloca o entretenimento em primeiro lugar.
Novas oportunidades para entreter no TikTok
Os vídeos curtos no TikTok mudaram o entretenimento online, criando oportunidades totalmente novas para um engajamento que gera resultados de negócios.
Qual a chave pra esse sucesso? É que nosso ecossistema de entretenimento estimula a ação e é o palco ideal para o que a indústria chama de Shoppertainment, uma junção em inglês de compras (shopping) com entretenimento (entertainment).
Por juntar conteúdo informativo com experiências que realmente entretêm, nossa plataforma tem um apelo grande entre os consumidores nativos digitais de hoje. É um público online que espera conteúdos mais autênticos e emocionais das marcas, movidos por experiências para envolver.
No TikTok, nós definimos “Shoppertainment” como um comércio movido por conteúdo que prioriza o entretenimento e a educação. Ao mesmo tempo, o conceito integra conteúdo e comunidade pra criar experiências de compra altamente imersivas. E graças a esse misto de entretenimento informativo e divertido, o Shoppertainment no TikTok cria uma oportunidade para marcas reterem consumidores fiéis, aumentando o lifetime value (LTV) e o retorno de investimento (ROI).
Essa tática de focar no entretenimento funciona?
Num contexto latinoamericano, de usuários online por muitas horas por dia, essa abordagem do TikTok de colocar o entretenimento em primeiro lugar funciona? Como se compara com outras plataformas? Abaixo, vamos juntos dar uma olhada em quatro descobertas que fizemos com a Adjust – e que provam alguns pontos que nós aqui do TikTok estamos sempre reforçando.
Descoberta #1: O TikTok funciona para apps de e-commerce
O Tiktok é O canal de aquisição de usuários engajados que potencialmente se tornam usuários pagantes em aplicativos de e-commerce.
Nossa plataforma consegue atingir uma performance superior à de outros canais pagos quando analisamos o tempo médio gasto por nossos usuários em apps de e-commerce, as taxas de retenção e de usuários pagantes e a receita gerada por pessoa. Isso indica que o TikTok é uma ferramenta capaz de alcançar audiências mais engajadas com os aplicativos das marcas e que potencialmente também gastam mais nesses apps – seja com compras in-app ou assinaturas.
O TikTok leva usuários mais engajados a apps de e-commerce comparado a outras mídias:
- Tempo médio gasto nos apps de e-commerce por usuários do TikTok: +20%
- Taxa de retenção de usuários vindos do TikTok:
- 1 dia: +11%
- 7 dias: +3%
- 30 dias: +19%
- Taxa de usuários pagantes vindos do TikTok: +30%
Descoberta #2: O TikTok funciona para aplicativos de entretenimento
Para apps focados em entretenimento, o TikTok é a chave para aquisição e ativação de novos usuários.
Nesse tipo de aplicativo, a história é parecida com os de e-commerce. Usuários que chegam a esses apps pelo TikTok têm mais chance de se tornarem pagantes: a taxa é 33% maior do que a média de outros canais pagos. E mais do que trazer clientes e assinantes, nossa plataforma faz isso com um custo melhor: o CPI (custo por instalação) pra Android é 60% mais baixo, enquanto pra iOS é 40% menor do que em outras mídias.
Descoberta #3: O TikTok funciona para apps de serviços financeiros
O TikTok é um canal lucrativo, capaz de superar outros canais de mídia em termos de CPI e taxa de usuários pagantes para apps de serviços financeiros, posicionando a plataforma como um dos principais canais para crescimento sustentável.
Nos apps do setor financeiro, a taxa de usuários pagantes vindos do TikTok é 54% maior do que a média de outras mídias no Brasil. Por aqui, o CPI também é 7% mais baixo. Ou seja, o TikTok traz mais usuários e a um custo melhor.
E isso se repete – e fica ainda mais notável – nos demais países da América Latina, com os números chegando a +54% na taxa de usuários pagantes e a um CPI quase 80% menor. Sim: quase 80% menor do que as outras plataformas.
Descoberta #4: O TikTok funciona para gaming
Aplicativos de gaming encontram no TikTok uma ferramenta eficaz pra retargeting e encontram muito mais usuários qualificados que podem virar pagantes, mantendo um custo por aquisição mais baixo.
Em gaming, o CPI no TikTok é 67% menor para usuários de Android e 77% mais baixo para iOS comparado à média de outras plataformas mensuradas pela Adjust. Sabe o que isso significa? Que, em termos de custo, a plataforma é um ótimo canal pra aquisição de novos usuários com campanhas otimizadas para instalação de app.
Mas além do custo por instalação melhor, tem mais: no Android, a taxa de usuários pagantes indo do nosso app para games no celular é 35% maior do que em outros canais, enquanto a taxa de reaquisição está 32% acima da média no Brasil e 26% nos demais países da América Latina. Até pra trazer gente de volta o Tiktok está na vantagem.
Em resumo: o entretenimento no TikTok dá resultado para marcas
O TikTok é onde o entretenimento é colocado em primeiro lugar. É onde o conteúdo e a comunidade se unem pra criar experiências de compra imersivas, que envolvem e divertem o público e geram ação até mesmo no fim da jornada dos consumidores, como você pôde ver nas descobertas acima.
Nossa plataforma traz, proporcionalmente, mais usuários pagantes pra aplicativos de diferentes verticais, a um custo mais baixo. E você pode explorar esse potencial todo com algumas soluções que temos pra incentivar a instalação de apps, como:
- Eventos in-app & Value Tracking via Adjust– Sabe o pixel do TikTok? Aquele pedaço de código que você inclui no seu site pra identificar ações realizadas por visitantes – os eventos? Então, também dá pra fazer isso com apps, trabalhando com Parceiros de Mensuração Mobile (os MMPs) pra identificar tanto os eventos quanto o valor de compras feitas dentro do seu aplicativo. Essa é a base pros próximos itens dessa lista.
- Campanhas de instalação de aplicativo – Com os eventos configurados corretamente, você pode partir para anúncios de instalação de aplicativo. É só definir isso como o objetivo na hora de configurar sua campanha. Assim, o TikTok vai otimizar seus anúncios pra alcançar pessoas mais propensas a baixar seu app e realizar a ação que você espera.
- Otimização por valor para app (Value-based optimization, ou VBO) – Quer ir além dos eventos? Você também pode aproveitar a otimização por valor na sua campanha. Com ela, dá pra alcançar pessoas com mais potencial de gerar receita pra sua marca – e aumentar o ROAS.
Este conteúdo foi publicado originalmente no TikTok.
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